Serpentinito




O Serpentinito é uma rocha metamórfica formada principalmente por minerais do grupo serpentina: a Antigorita, a Lizardita, Magnesita, talco e magnetita. É formado pelo metamorfismo hidrotermal de Peridotito, uma rocha do manto terrestre.

Para a agricultura o serpentinito é moído finamente, de forma que uma superfície de contato do pó-de-rocha com o solo  permita uma reação mais rápida, porem gradual.

O pó-de-rocha de serpentinito se apresenta na coloração verde-clara, com teor de umidade inferior a 3%. sendo moído finamente, com objetivo de melhorar sua reação no solo.

Quimicamente, o serpentinito é uma rocha que se caracteriza pela alta concentração de MgO, e de SiO2, existindo ainda pelo menos outros 36 minerais em pequenas quantidades e Potássio nessa rocha. A baixa solubilidade em água do Serpentinito, ao contrário do que se prega na agricultura tradicional, é a grande vantagem dos pós-de-rocha, desde que, como é o caso, a atividade microbiana do solo consiga uma solubilização gradual e constante dos nutrientes para aproveitamento por parte da planta. Desta forma a eficiência da nutrição é bem maior do que quando se utilizam os fertilizantes muito solúveis.